quinta-feira, 20 de setembro de 2012

De Volta no Tempo : Anos 50 ϟ



Os anos 50 foram marcados por várias transformações que influenciou nos anos seguintes e nos dias atuais, para muitos ficou marcado como o “anos dourados” e não é para menos, os anos 50 foi uma época de muito glamour.





Nos anos 50 a televisão chegou ao Brasil, Elvis Presley arrasava nos palcos com um novo ritmo chamado Rock in roll, The Beatles fazia sucesso no mundo inteiro, Marilyn Monroe explode nos cinemas com o filme “Os Homens Preferem as Loiras” e  muitos outros acontecimentos marcantes que trouxeram muitas mudanças no mundo inteiro.






É claro que a moda não pode ficar de fora, os anos 50 foi repleto de novidades no mundo da moda e foi uma ferramenta muito importante para os dias atuais. Na época a moda buscava romantismo e feminilidade, o sonho de toda jovem era se casar, ter filhos e ser uma excelente dona de casa, suas roupas eram discretas e charmosas, as moças daquela época eram bem vaidosas.





É nos anos cinquenta que a mulher tornou-se mais feminina, delicada, romântica e cheia de “glamour”. Vestidos na altura dos tornozelos, cintura bem marcada, sapatos de saltos altos, luvas, peles, jóias, luxo. Saias amplas estilo balonê ou godê completa, estilo guarda-chuva ou saias franzidas apoiadas por anáguas, plissadas ou pregueadas, tecidos brilhantes como o tafetá e o cetim, crepe de seda, tule e o “jersey”. 



Mas foi também na década de cinquenta que a juventude americana despontou com o estilo “Rock’ n roll” em que o comprimento das saias batia no meio da batata da perna, estampas de bolinhas ou de flores eram um charme. A renovação da indústria têxtil nacional se deu pela criação de materiais sintéticos, como o náilon, que passa a compor os lingeries e as malhas.



Os vestidos e as sais rodadas com a cintura bem marcada foi a grande marca da moda. Não podemos esquecer os sapatos de salto altos e das luvas, além das jóias, lenços amarrados no pescoço, penteados e maquiagem.



A maquiagem daquela época focava muito os olhos, muito delineador e rímel, os lábios tinham um toque especial de batom, o mais famoso e querido da época era o vermelho, sem falar no pó de arroz pra dar aquela palidez na pele.A maquiagem sempre realçava a intensidade dos lábios e a palidez da pele, que devia ser perfeita.

Modelo de vestido de popeline para festas, publicado em 18 de novembro de 1956, na "Folha da Manhã"Modelo de cinta-vespa de náilon, publicado em 5 de outubro de 1952, na "Folha da Manhã"

Metros e metros de tecido eram gastos para confeccionar um vestido, bem amplo e na altura dos tornozelos. Asilhueta extremamente feminina e jovial atravessou toda a década de 50 e se manteve como base para a maioria das criações desse período.



Os anos 50 ficaram conhecidos como “anos dourados” a época em que a moda esbanjava glamour. A moda dos anos 50 foi repleta de novidades, nessa época a moda era seduzida pelo romantismo e feminilidade, podemos dizer que as mulheres daquela época eram bastante vaidosas, elas utilizavam roupas bastante discretas e o sonho de grande parte delas eram se casar, ter filhos e ser uma ótima dona de casa. Estilistas como Cristobal Balenciaga, Hubert de Givenchy, Pierre Balmain, Chanel, Ninca Riccci e Christina Dior transformaram os anos 50 em uma época de muito glamour e sofisticação. 


A história antigamente era bem diferente, se gastava metros e metros de tecidos para confeccionar vestidos e saias que iam até o tornozelo. A moda dos anos 50 era uma época em que a sofisticação e o luxo estavam começando a surgir, as mulheres eram totalmente vaidosas e cuidar da aparência era fundamental entre elas. 





A moda dos anos 50 não iria privilegiar somente as mulheres, os homens também foram incluídos nessa época. Os garotos queriam mostrar a sua rebeldia e atitude, passaram a usar jaquetas de couro e a clássica calça jeans, o que fazia com que o visual rebelde combinasse perfeitamente com as motocicletas.
Na moda “rocker” masculina, os homens preferem os topetes aos moldes “pompadour” de Elvis Presley ou o “rabo-de-pato” em que o cabelo era penteado para trás e no topo da cabeça se fazia um rolo que formava um grande topete ou cabelos simplesmente desleixados.

Os mais “rebeldes” se inspiram em James Dean e Marlon Brando, aderindo à sensação da jaqueta e bota de couro, camiseta estilo “t-shirt” branca e calça de brim justa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário